“Cres-ser-saudável”
“CRES-SER-SAUDÁVEL”
A Alimentação e a Actividade Física: um meio para melhorar a saúde e o bem-estar!
“Penso que só há um caminho para a ciência ou para a filosofia: encontrar um problema, ver a sua beleza e apaixonar-se por ele; casar e viver feliz com ele até que a morte vos separe, a não ser que encontrem um outro problema ainda mais fascinante, ou, evidentemente, a não ser que obtenham uma solução.
Mas, mesmo que obtenham uma solução, poderão então descobrir, para vosso deleite, a existência de toda uma família de problemas-filhos, encantadores ainda que talvez difíceis, para cujo bem-estar poderão trabalhar, com um sentido, até ao fim dos vossos dias.”
(Popper, 1988)
INTRODUÇÃO
A alimentação, para além de ser uma necessidade básica para a manutenção da vida ao permitir fornecer energia, construir e reparar estruturas orgânicas e regular os processos de funcionamento do organismo, tem também um papel fundamental como instrumento de sociabilização e expressão cultural.
Na infância e adolescência, faixas etárias mais sensíveis a carências ou à desadequação alimentar, a alimentação saudável assume um papel preponderante no desenvolvimento, para além de prevenir o aparecimento de variadas patologias.
Os jovens portugueses, à semelhança do que está a acontecer noutros países têm-se afastado cada vez mais do saudável padrão alimentar mediterrânico, adoptando hábitos alimentares importados de outras culturas, como seja o fast food.
Desde há alguns anos que a OMS tem vindo a manifestar grande preocupação com questões relativas aos consumos alimentares das populações, em especial dos jovens. Os factos relativos à alimentação mudaram: a sobrenutrição passou a ser alvo de redobrada atenção. Actualmente a OMS reconhece que a obesidade apresenta uma prevalência superior à desnutrição e define a mesma como a epidemia do século XXI. De facto, calcula-se que a obesidade é, à escala mundial, a segunda causa de morte passível de prevenção.
A