O Papel da Reflexão Crítica na Publicidade e Propaganda
FILOSOFIA
PROFESSOR: ROBLEDO LUZA
QUAL O PAPEL E O ESPAÇO DA REFLEXÃO CRÍTICA
NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL, NA ÁREA EM QUE
VOCÊ ESTÁ BUSCANDO FORMAÇÃO?
ALUNO: RENAN BORELLA DA SILVA
CURSO
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
CAXIAS DO SUL
ABRIL DE 2014
Vivemos hoje em uma cultura consumista, a publicidade nunca teve papel tão importante perante a sociedade, no sistema capitalista o principal objetivo é a alta produção e venda, assim gerando mais lucro e capital para as corporações. A publicidade é de fato a maior aliada das corporações e indústrias, talvez sendo a principal responsável pelas vendas, e consumo excessivo de grande parte da população mundial. Bill Bernbach definiu a importância da publicidade para o sistema capitalista e de consumo com a seguinte frase: “a boa publicidade aumenta vendas, a grande publicidade constrói fábricas.”
Aquela velha história do quem não é visto não é lembrado, mas para que haja um anúncio, necessita-se de um produto ou serviço e mesmos devem ser criados, desde a criação do produto ou serviço até a veiculação dos anúncios na mídia é necessário passar por uma série de tomada de decisões, e a cada tomada de decisão é necessário que haja uma reflexão crítica sobre a situação e suas possibilidades.
A reflexão crítica nada mais é que a tomada de consciência, obtida através da análise de fundamentos e razão de uma coisa. Reflete-se criticamente quando se investiga algo, quando você tenta conhecer o que está investigando sem nenhum tipo de preconceito ou pré-conceito, pode se dizer também que refletir criticamente é posicionar-se sobre algo à partir de um conjunto de informações obtidas através de pesquisa. Um termo bastante relacionado com a reflexão crítica é: “não julgue um livro pela capa.” Ou seja, nunca julgue um fato ou objeto sem conhecer realmente suas intenções.
A reflexão crítica pode ser associada também com áreas filosóficas, como a moral e a ética, podendo ter caráter individual ou