Alcool na juventude
INTRODUÇÃO
O índice de jovens que abusam do álcool tem aumentado e as consequências do uso indevido nem sempre têm sido avaliadas de forma efetiva no ambiente escolar. O consumo do álcool entre os adolescentes pode acontecer por diversas razões: recreação, socialização, isolamento, transgressão e como forma de aceitação num determinado grupo. E, por ser socialmente aceito e tolerado, pode passar despercebido até que se torne abusivo.
O jovem também sofre influência da mídia TV, pois são suscetíveis ao efeito das propagandas que fazem alusão ao consumo de álcool, constituindo-se num fator incentivador, já que a taxa de adolescentes que abusam de bebidas alcoólicas precocemente, tem aumentado significativamente.
É fundamental que os jovens tenham uma atitude crítica diante do que lhes é apresentado, como das ideias e valores que são impostos e das verdades e mentiras veiculadas, impedindo que os tornem consumidores passivos.
No universo das propagandas, poderemos captar alguns elementos que sempre se repetem e acabam gerando a construção de uma série de modelos de comportamento social, associando o consumo da bebida ao sucesso do personagem e ao poder que lhe confere. Diante disso, deve-se levar em consideração que essa publicidade pode simular uma realidade, mascarando a complexidade dos