O papel da música na socialização
A música é umas das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia. A linguagem musical é um excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima, além de poderoso meio de interação social. A criança desde cedo ela estabelece comunicação através de gestos e sons. Conforme vai crescendo ela vai tendo um contato maior número de pessoas. A socialização dela é feita de forma coletiva e a apropriação de sua cultura se dá através da interação, e é ela que a faz amadurecer socialmente.
.
A música na escola como elemento socializador
A música pode contribuir tornando ambiente mais agradável e alegre ajudando na socialização das crianças com seu grupo escolar, ensinando os alunos sobre seu relacionamento com os outros, tanto na sua própria cultura como nas estrangeiras. As atividades de musicalização em grupo favorecem a cooperação e a comunicação. A música pode ajudar não só na aprendizagem, mas nos problemas de relacionamento ou inibição, para isso é preciso aliar música e movimento, como por exemplo atividades com danças podem contribuir para a adaptação das crianças no meio escolar.
As brincadeiras com músicas na escola
Quando a criança brinca ela desenvolve a sua imaginação e a brincadeira é uma forma de interação que possibilita a criança aprender e conhecer a si própria, as pessoas que a cercam e as relações entre pessoas. Também podemos destacar as cantigas de roda e ciranda, pois incentivam o movimento e por terem que ser realizadas em grupo.
Exemplo de música que facilita a socialização:
Dia lindo
Hoje é um dia lindo me sinto contente! (bis)
Levanto e salto, meia volta e sento. (bis)
Mas se andarmos juntos, se andarmos juntos, se andarmos juntos
Amigos seremos! (bis)
Pois o meu amigo é seu amigo e o seu amigo é amigo meu.