estudante
DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
NOMES: GLEIZA MIRANDA TEMA DO SEMINÁRIO: CULTURA LÚDICA
INTRODUÇÃO
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM
A IMPORTÂNCIA DAS DINÂMICAS
O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO LÚDICA
Quando o assunto é educação regular sabemos quais atores se inserem neste contexto: escola professores, alunos, diretores e funcionários. No que se refere a relação aluno/ professor, a forma como tal dinâmica acontece influencia de forma positiva ou negativa no processo de ensino-aprendizagem. Como já visto neste seminário, a ludicidade tem um papel relevante em tal processo. O referencial curricular da educação infantil propõe a ludicidade na educação regular, afirmando ser um espaço que propicia o processo de internalização de conhecimentos: “Propiciando a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos” (REFERENCIAL CURRICULAR, 1998.p. 28).
Porém, sabemos que cada professor decide o procedimento metodológico de suas aulas. De acordo com o referencial curricular da educação infantil “É preciso que o professor tenha consciência que na brincadeira as crianças recriam e estabilizam aquilo que sabem sobre as mais diversas esferas do conhecimento, em uma atividade espontânea e imaginativa” (REFERENCIAL CURRICULAR, 1998.p. 28).
Sendo assim o professor precisa ter sempre em mente que uma das formas em que o desenvolvimento cognitivo infantil acontece é por meio do lúdico. Cabe então ao professor desempenhar um papel importante nos jogos e brincadeiras, (Santos, 2011, p 33), pois estes contribuem para a construção de conhecimento das crianças.
O professor então como mediador organiza os jogos, o tempo das atividades, o espaço onde estas acontecem (SANTOS, 2003. P. 33), e interfere com a intenção de que seus alunos tenham momentos de