O papel da equipe escolar e a defesa de do direito das crianças e dos adolescentes
Quando falamos em educação é basicamente falar da criança e do adolescente, pois ainda vivemos em um país capitalista onde há muita desigualdade social e é fundamental inseri-las na sociedade em que vivemos.
É um dever da escola organizar-se para cumprir o que lhe diz respeito. Como também é dever dos profissionais da educação informar-se sobre o conteúdo do ECA referentes aos artigos da educação, pois sem infringi-los por desinformação à lei, não os poupara de suas responsabilidades.
Muitos são os problemas que surgem tanto dentro como fora da escola com os alunos, e quando isso acontece é obrigação da equipe escolar comunicar aos responsáveis da criança e em casos mais graves comunicar ao Conselho Tutelar, para que juntos, possam tomar as providencias necessárias.
Falar de criança e adolescente em situação de risco, e abordar um problema que traz muita complexidade, pois envolve a formação e o desenvolvimento sócio politico econômico e cultural de um país. A péssima distribuição de renda no pais, acarreta para as desigualdades sociais, e a ausência de uma educação de qualidade para a maioria da população.
A falta de responsabilidade da politica publica, contribui para que tristemente assistamos em serie crianças e adolescentes sem referencia de afeto, amor, ética, moral, auto estima e sem perspectiva de exercerem uma cidadania, pois na maioria das vezes essas crianças e adolescentes “escolarizam-se” nas ruas.
Conforme o artigo 227 da Constituição Federal Brasileira, “É dever da família , da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente , com prioridade absoluta o direito a vida, a saúde , a alimentação , a educação, ao lazer, a profissionalização, a cultura , a dignidade, ao respeito , a liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de forma a forma de negligencia, discriminação , exploração, violência , crueldade e opressão.” Por isso