o papel da educação a distancia no desenvolvimento de mato-grosso
FEDERAL DE MATO GROSSO: aspectos definidores de sua identidade
Katia Morosov Alonso*
Maria Lúcia Cavalli Neder**
O trabalho relativo ao desenvolvimento de um projeto específico de
Educação a Distância na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve por base as discussões e as definições da Política de Ensino e Pesquisa do Instituto de Educação no momento de sua criação no ano de 1992. É importante ressaltar que a constituição do Instituto de Educação (IE) foi um fator de extrema importância para a consolidação de linhas de trabalho já vislumbradas ainda na existência do "antigo" Departamento de Educação.
O fato é que com a constituição do IE foi possível a implementação de uma série de frentes de trabalho, todas porém fundamentadas em algumas decisões que permitiram estabelecer uma certa unidade no desenvolvimento das mesmas.
O IE estruturou-se academicamente na forma de Programas de Trabalho, tendo como parâmetro as contribuições do VI Encontro Nacional da
Associação Nacional de Formação de Professores (Anfope), em 1992, onde se reconhecem as implicações políticas do processo de formação. A partir destas diretrizes, o IE renova suas perspectivas institucionais, redefinindo seu papel e organizando suas atividades de formação e de produção de conhecimentos, em torno de três programas básicos, conforme descritos por Speller( 1995):
*Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade
Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutoranda da Universidad Nacional de Educación a
Distancia (Madrid).
**Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFMT e coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Aberta e a Distância dessa universidade.
Em Aberto, Brasília, ano 16, n.70, abr./jun. 1996
1. Programa de Formação do Educador das Séries Iniciais;
2. Programa de Formação do Educador da 5a à 8a série e do 2° Grau;
3. Programa de Pós-Graduação.
Foi