Realidade regional
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ROSEMERI GONÇALVES
A REALIDADE REGIONAL E O SERVIÇO SOCIAL
Rondonópolis
2010
rosemeri gonçalves
A REALIDADE REGIONAL E O SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [seminários temáticos IV].
Prof. Maria Lucimar, Maria Angela Santini, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi, Jossan Batistuti.
Rondonópolis
2010
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca sintetizar os principais indicadores sociais - educação, expectativa de vida, trabalho, renda e saúde - ilustrando-os através de tabelas, gráficos e mapas à nível de estado, fazendo assim uma leitura da realidade regional, para a elaboração de um diagnóstico social da região e a importância dos indicadores sociais frente a construção das política sociais, as quais como profissionais de serviço social, estaremos inserido. A sistemática captação e organização das estatísticas socioeconômicas são essenciais para o avanço na qualidade dos diagnósticos de problemas e na proposição de caminhos para enfrentá-los, a par de, concomitantemente, prover meios para que os profissionais da área, em seus contínuos aprendizados, aperfeiçoem experiências e se equipem para novos desafios. É nesse sentido que a Secretaria de Estado de Planejamento de Mato Grosso tem se dedicado a atender a essas demandas, aperfeiçoando cada vez mais sua condição de disseminadora e produtora de informações.
As tabelas que compõem este documento mostram que Mato Grosso, com uma população de 2.854.642 habitantes em 2007, segundo estimativa do IBGE, apresenta uma taxa de crescimento populacional de 1,89% ao ano, e que 76,95% desta população localiza-se na zona urbana. A taxa de fecundidade é de 2,3 filhos por mulher e há uma pequena predominância do sexo masculino