Considerações acerca da Educação Especial no Mato Grosso do Sul e os impactos na educação das pessoas público alvo da Educação Especial.
MOREIRA, Wildilene Pereira.
O processo de ensino-aprendizagem requer uma série de saberes e fazeres que promovam a aquisição do conhecimento, a independência do aluno, bem como o desenvolvimento de talentos e habilidades preexistentes, tendo em vista à formação pessoal, social, profissional crítica e reflexiva. Nesse contexto, observa-se que a Educação tem considerado a Inclusão Educacional como um meio de universalização do ensino e, sobretudo, como uma porta para o desenvolvimento e autonomia do aluno.
Dessa maneira, reflexões acerca do processo de Educação Inclusiva são extremamente importantes, uma vez que, o tema tem sido intensamente discutido como uma tendência ou movimento contemporâneo e, por consequência, acaba sendo banalizado e usado indiscriminadamente em discursos políticos eleitoreiros, promoção de entidades governamentais e setores de proteção dos direitos humanos da sociedade civil.
A Educação enquanto prática social tem passado por várias transformações e questionamentos considerando os novos paradigmas de ensino que buscam dialogar com a realidade do aluno e, sobretudo, levar o acesso àqueles que ainda estão à margem da sociedade seja por questões sociais, ou por limitações advindas de necessidades especiais.
Dessa forma, observa-se um direcionamento a inclusão educacional por meio de
Convenções, pesquisas, Declarações Universais, ações afirmativas, além de políticas públicas voltadas para a Educação Especial e a Inclusão.
Dessa maneira, vale retomar algumas considerações teóricas concernentes à função da Educação no amparo das pesquisas e práticas pedagógicas voltadas para a
Inclusão. De modo que, quando se pensa em Educação, enquanto meio e espaço de formação sociocultural e cognitiva, se observa que o sistema educacional tem reproduzido ao longo do tempo um paradigma de ensino que privilegia determinados