As contribuições do ensino superior para o desenvolvimento regional no estado de mato grosso do sul – 1995 a 2006
Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Moreira (PG-UFRGS/UEMS)
Regina Farias de Souza (UEMS)
Maria Alice Oliveira da Cunha Lahorgue (UFRGS)
Introdução
A educação é fator primordial para o desenvolvimento de uma região, pois possibilita que as pessoas ali inseridas sejam capazes de promover melhorias na qualidade da sua própria vida e da população em geral, bem como o desenvolvimento econômico dessa região.
Esse desenvolvimento pode ser mensurado de diversas maneiras, por exemplo, pelo crescimento econômico da região, pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pelo Produto Interno Bruto (PIB), pela redução da taxa de analfabetismo, pela melhoria no salário das pessoas, entre outros. De acordo com Barros e Mendonça,
A educação tende a elevar os salários via aumentos de produtividade, a aumentar a expectativa de vida com a eficiência com que os recursos familiares existentes são utilizados, e a reduzir o tamanho da família, com o declínio no número de filhos e aumento na qualidade de vida destes reduzindo, portanto, o grau de pobreza futuro. No entanto, acreditamos que as externalidades geradas pela educação podem, em geral, superar em grande medida os seus efeitos privados (1997, p. 6).
Portanto, cada vez mais se constata a necessidade de as pessoas irem em busca do ensino superior, seja para melhorar seu conhecimento, seja para aprimorar seus conhecimentos na demanda por uma vaga no mercado de trabalho. Observa-se que se torna cada vez mais difícil que as vagas nos postos de trabalho sejam conquistadas pelas pessoas que possuem grau de escolaridade menor. Isso implica dizer que há vagas no mercado de trabalho, mas em maior índice para as pessoas com nível de escolaridade acima de oito anos de estudo. Isso nos remete aos estudos do IPEA quando relata que:
A abertura da economia, no início dos anos 90, foi marcada por uma escalada nas exigências das empresas por escolaridade, atingindo a maioria da força de trabalho.