modelo de relatório
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
CAMPUS DE CÁCERES
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO
SUELENI MICHELIN VICENTE
JONES FERREIRA VICENTE
CÁCERES-MT 2009
SUMÁRIO
pág:
INTRODUÇÃO
O relatório de estágio supervisionado representa o trabalho final para a obtenção do diploma de técnico. A montagem do mesmo requer quesitos de nível científico contemplando as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Sendo Assim, este Manual destina-se a orientar os alunos do Instituto Federal de Educação – Campus Cáceres MT, na elaboração e apresentação do Relatório de Estágio.
Os relatórios são documentos formais onde são descritos fatos resultantes de pesquisa ou é relatada a realização de experiências ou de serviços em estágios. O Relatório de estágio é um documento que contém a descrição do local onde foi realizado o estágio, assim como um relato completo do objetivo do estágio, o período de duração, os trabalhos executados e os processos técnicos observados.
A disposição e seqüência dos elementos que integram as três partes do relatório de estágio são: pré-textuais, (capa, folha de rosto, dedicatórias, agradecimento, epígrafe e sumário); textuais (Introdução, Desenvolvimento composto de: Histórico da Empresa, Itens e Subitens dos assuntos estagiados e Considerações Finais), pós-textuais (referências bibliográficas e/ou bibliografias consultadas e anexo).
1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
1.1 Capa (modelo, anexo A, pág.10)
A capa é a proteção física externa do trabalho, nela devem constar pela ordem, de cima para baixo. A logomarca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus Cáceres, o nome