Daniel Defoe
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS INGLÊS
DISCIPLINA: CULTURA DOS POVOS DA LINGUA INGLESA
ALUNA:KÉRCIA FERNANDA SOUSA
UNIDADE 1 - ATIVIDADE
1. “Daniel Defoe, mais conhecido como autor de ‘Robinson Crusoé’, define a língua inglesa como: Your Roman-Saxon-Danish-Norman English, ou seja, como uma língua que continha uma gama de vocabulários de origem diversa, obtida através da invasão de vários povos em terras inglesas.”
A afirmação acima cita as influências romana, saxã, dinamarquesa e normanda sobre a língua inglesa. Leia as páginas 16 e 17 e explique o porquê da falta de uma maior influência celta no inglês.
A imposição da língua latina aos Celtas pelas legiões romanas durante 350 anos de invasão romana, o massacre germânico ao povo Celta que habitava a região da Grã-Bretanha, após ter sido abandonado à própria sorte pelos romanos, o descaso dos invasores pela cultura local e a fuga dos celtas-bretões sobreviventes do massacre germânico para o oeste da Grã-Bretanha, são fatos que explicam a existência de poucos traços do idioma Celta na língua inglesa, que teve origem nos dialetos germânicos falados pelos anglos e saxões
2. “Em várias línguas, os nomes dos dias da semana originaram-se dos números e planetas. Em muitos países, alguns desses nomes foram mudados por motivos religiosos ou seculares. Em Inglês, alguns dos nomes dos dias da semana derivam de deuses Anglo-Saxões e Escandinavos. Nos países de Língua inglesa os dias da semana são: Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday e Sunday.
Associe os nomes dos dias da semana aos nomes que os originaram:
a) Sunday
b) Monday
c) Tuesday
d) Wednesday
e) Thursday
f) Friday
g) Saturday( f ) tem origem no nome da deusa Frigg (esposa de Odin); logo, dia de Frigg;
( c ) tem origem no nome do deus Tiw (deus da guerra); logo, dia de Tiw;
( b ) tem origem em