O PAPEL DA COMUNICAÇÃO E DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NAS ORGANIZAÇÕES.
Obviamente estamos falando da comunicação dentro do ambiente organizacional. Basta pensarmos que, nas grandes organizações, se o processo de comunicação não funcionar adequadamente, surgirão imensos problemas futuros; se os departamentos não se comunicarem com eficiência entre si, fatalmente acarretarão desgastes desnecessários nas relações intraorganizacionais ou outros prejuízos posteriores.
É necessário que todo o fluxo comunicacional seja previamente planejado, delimitando áreas, tomando sempre a cautela de não falhar no excesso ou na falta de informações para a montagem de toda a estrutura que será definida.
O foco desse trabalho é estudar o relacionamento interpessoal e a comunicação do indivíduo em uma organização. Desta forma, antes de falar do indivíduo propriamente dito é preciso definir o que é organização.
2.1 ORGANIZAÇÃO
Para Chiavenato (2008) organizações “são unidades sociais (ou agrupamentos humanos), intencionalmente construídos e reconstruídos, a fim de atingir objetivos específicos”.
Com isso é certo que organização sem pessoas não existe. Como as organizações são formadas a partir do agrupamento de pessoas que buscam atingir um único objetivo para o bem comum e da sociedade em que está inserida, o bom relacionamento entre os membros desta organização é essencial para o seu bom desempenho. Esses membros têm que conviver da melhor maneira possível para que o sucesso da organização seja alcançado levando-se em conta o que foi pré-definido anteriormente pelos gestores.
2.2 COMUNICAÇÃO
É a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra, a maneira de se relacionar com outras pessoas através de ideias, fatos, pensamentos e valores.
A comunicação não é só passar informação, mas também a compreensão de uma pessoa para outra.
As relações na empresa é fruto