o oleo de lorenzo
O Óleo de Lorenzo
Observational study of the power relationships in the movie Lorenzo’s Oil
Fátima Regina Ney Matos
1
2
Afonso Carneiro Lima
Cláudia Maria Giesbrecht
3
Resumo
A proposta deste artigo é analisar as relações de poder presentes no filme O óleo de Lorenzo, que se baseia numa história real, mais ainda em construção. O trabalho toma como base argumentativa o estudo de Bourdieu (1993) sobre o campo científico, enfatizando a luta pelo monopólio da competência científica. A escolha do tema deveu-se ao recente reconhecimento, pela comunidade científica, da eficácia do medicamento conhecido como “óleo de Lorenzo”, desenvolvido a partir de pesquisas feitas por Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo e protagonistas da história.
Aqui, foi realizado um estudo observacional, tipo de observação de “segunda mão”, indireta e não participante. Na revisão bibliográfica tentou-se contextualizar, de maneira sucinta, o método científico e a origem das abordagens quantitativa e qualitativa, identificando, com base no filme, as relações de poder que permeiam o campo científico. É possível concluir que o discurso de autoridade científica é questionável e que a ruptura do monopólio da competência científica pode contribuir para ampliar o conhecimento, sem que necessariamente sejam alteradas as relações de poder.
Palavras-chave: estudo observacional; relações de poder; método científico.
Abstract
The purpose of this paper is to present a careful examination of the relations of power shown in the movie “Lorenzo’s
Oil”, using as a basis for argument the work of Pierre Bourdieu (1993) concerning the scientific field, with emphasis on the struggle for the monopoly of scientific competence. The movie analyzed herein is based on a true and ongoing story.
The motivation for the choice of this theme strems from the recent acknowledgement, by the scientific community, of the efficacy of the