Oleo de Lorenzo
2- a) A adrenoleucodistrofia (ALD), é uma enfermidade de origem genética, rara, englobada dentro do grupo das leucodistrofias, responsável por afetar o cromossomo X, sendo esta uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitido pelas mulheres portadoras e que acomete quase que exclusivamente os homens.
Esta doença caracteriza-se por uma alteração do metabolismo dos peroxissomos, resultando em um acúmulo de ácidos graxos de cadeia altamente longa (AGCML) formados por 24 a 26 átomos de carbono no organismo, especialmente no cérebro e nas glândulas adrenais (também chamada de supra-renais). Este acúmulo está relacionado ao processo de desmielinização dos axônios acometendo as transmissões dos impulsos nervosos e a insuficiência adrenal.
b) A adrenoleucodistrofia é transmitida como uma característica ligada ao cromossoma X que é o cromossomo exclusivo das mulheres.
A mulher se torna a portadora da doença que foi herdada pela mãe podendo assim passar ou não a doença para o filho.
c) Os sintomas da ALD vão surgindo aos poucos. Começa perdendo as funções da adrenal, as capacidades de falar e interagir tem dificuldades para andar, passa a se alimentar através de uma sonda, tem muitas convulsões e em pouco tempo o indivíduo fica como que em estado de coma. Tudo acontece, pois seu corpo não consegue se manter sozinho, necessitando da ajuda de aparelhos.
d) Os pais de Lorenzo ao receberem a noticia ficaram apavorados, em choque e muito tristes, querendo saber do médico se existiam algum tipo de tratamento para a doença do filho, mas o médico da a triste noticia q a ALD é uma doença rara e nova por isso ainda não existia nenhum tipo de tratamento, ouvindo isso o pai de Lorenzo procura saber mais sobre a doença e fica transtornado com o que descobre sobre ela.
e) Para mim a principal mensagem que o filme transmite são reflexões de valores pessoais, prioridade do valor humano, amor e superação, ele mostrou que sempre devemos priorizar as pessoas,