Belo Monte
Belo Monte – Anuncio de uma Guerra.
Belo Monte é um documentário que foi realizado por jovens interessados em expor a realidade que vive a sociedade indígena na região do Pará. O ponto chave é destacar a instalação de uma usina hidrelétrica no coração da Amazônia. Este é um projeto independente e coletivo, que foi filmado durante três expedições na região do rio Xingu, em que os principais envolvidos nesta “guerra” foram entrevistados, propondo de forma imparcial uma discussão sobre o modelo de desenvolvimento que o Brasil e o mundo tem adotado a respeito de novos projetos com grandes impactos ambientais, o conformismo.
Ao assistir esta produção, podemos enxergar com clareza cada detalhe e toda realidade que está ao redor desta proposta, da mega construção da uma usina hidrelétrica, um projeto que terá 4 barragens, 2 casas de força, 27 diques, 3 canais de enchimento, 7 canais de transposição e 1 gigantesco canal de derivação que pretende desviar o rio Xingu para reservatórios que alagariam cerca de 516 km² da Floresta Amazônica e propriedades particulares onde o cultivo predominante é o cacau, sendo que, nenhuma terra indígena seria alagada porém algumas áreas ficariam “isoladas” do mundo, e com essa construção grande parte da alimentação dos índios, os peixes, iriam morrer com a alteração do fluxo do rio. Percebemos que existe muito aproveitamento político dentro deste projeto, em que é claro que os líderes políticos não consideram a escassez e os resultados negativos que serão decorrentes e refletidos na população de Altamira.
É impressionante assistir a luta dos indígenas para preservar seu território e o patrimônio do povo brasileiro, já que estamos falando deum pedaço do coração do país. Esta obra trará um efeito devastador, principalmente para a população desta região do Pará. Segundo os mandantes do projeto Belo Monte, o mesmo não prejudicará o território do povo indígena, porém trará dificuldades para os