Óleo de Lorenzo
O filme começa com Lorenzo, seu pai (Augusto Odone) e sua mãe (Michaela Odone) num país africano, eles estão lá devido o trabalho do pai de Lorenzo para o banco mundial, as primeiras tomadas mostram Lorenzo uma criança ativa, participando das aulas junto com as outras crianças da comunidade, e brincando com elas, essa primeira parte enfatiza uma amizade que nasce entre Lorenzo e um adolescente, essa amizade vai se mostrar muito importante para a trama que vai tratar da trajetória dele.
Com o tempo eles são chamados para os Estados Unidos, na escola Lorenzo começa a ficar agressivo na sala de aula, é quando a professora pergunta se Lorenzo está com problemas em casa o que é negado pela mãe visto eles terem uma relação harmoniosa, com o tempo Lorenzo também apresenta o comportamento agressivo em casa, e também chega cair de uma cadeira em que ele estava subindo para pegar uma bola de uma árvore de natal.
Com esses sinais estranhos os pais resolvem ir ao médico, lá o médico disse o terrível diagnóstico, Lorenzo provavelmente estava com uma doença do grupo das Leucodistrofias (a dele seria a Adrenoleucodistrofia) o médico disse que até alguns anos antes esse grupo de doença não era nem conhecido, e a causa seria o acumulo de ácidos graxos no sangue. Eles ficam traumatizados, em nossa pesquisa encontramos o seguinte depoimento do Sr Odone: “Fiquei apavorado, em choque. Era uma sentença de morte.” Segundo o que lemos, ele ainda pediu para ler o relatório o que recebeu como resposta segundo ele isso: “Não tenha esse trabalho, você não vai entender nada.” Esse episódio nos mostra o controle exercido pelos que fazem ciência na academia, simplesmente eles rotulam o casal como incapazes. Todavia isso não intimida aquele pai, e por contra própria resolve ir pesquisar sobre a doença onde passa uma cena muito marcante, pois ele começa a ver todos os prognósticos da doença que é horrível. Esse é um dos primeiros momentos em que se vê a