O novo gestor
Atualmente os gestores estão tendo grandes responsabilidades nas empresas e continuamente sendo cobrados por resultados. Com isso surge a necessidade de os gestores terem a capacidade de motivar equipes e possuir habilidades para poderem exercer suas responsabilidades.
Hoje, o gestor deve ser um verdadeiro líder que compartilhe sua visão e que seja uma fonte de motivação e inspiração. Vejamos alguns aspectos a ser trabalhado por esse novo gestor:
Pensamento Estratégico
Para que o gestor alcance resultados, é necessário que ele pense de modo estratégico, pois o seu trabalho consiste em elaborar planos estratégicos que trazem eficiência no trabalho da equipe. O pensamento estratégico dar a capacidade ao gestor de internalizar visões futuras e tomar decisões de imediato.
Para Ivan Rocha (2003), “a gestão estratégica envolve avaliação prospectiva e ação para mudar, que servem para organizar as incertezas, vislumbrar possibilidades e antecipar ações”.
Então, o gestor deve pensar na frente, fazer projeções, de modo que as repercussões das decisões estratégicas sejam identificadas.
Desenvolvimento e Valorização do Funcionário
O novo gestor deve apoiar o desenvolvimento dos seus colaboradores como pessoas e como profissionais. Ele deve ser capaz de ajudar as pessoas a crescerem em competência e compreensão, pois assim estará desempenhando bem a sua função de gerenciar.
Muitos gestores oferecem recursos, equipamentos e oportunidades de treinamento aos seus colaboradores, visando o bom desempenho do trabalho. Valorizar as conquistas e os esforços extras, estimula o desenvolvimento do colaborador.
O líder deve demonstrar interesse por seus liderados, oferecendo um ambiente de trabalho seguro e saudável para suas equipes e preocupando-se até com os aspectos pessoais, visando impactos do trabalho sobre a vida de cada um.
Colaboração dos Membros da Equipe
Alcançar a colaboração de cada membro da equipe, requer grande esforço