Os desafios do novo Gestor de Pessoas
Devido à globalização e o desenvolvimento tecnológico acelerado o Brasil e o mundo passam hoje por grandes transformações na relação do trabalho, tornando o mercado cada vez mais competitivo. As organizações cada vez mais complexas, para manter-se competitivas precisam, á longo prazo, inovar em suas estratégias, tecnologias, produtos, serviços, mas, sobretudo possuir uma equipe adaptável, bem treinada e qualificada para o novo cenário global. Nos dias de hoje com a grande complexidade das organizações é possível entender a empresa quase como um ser vivo fardadas ao crescimento, sucesso, apenas a sobrevivência ou o fracasso. Quanto maior a complexidade, maior o numero de pessoas que devem ser envolvidas para que esse ser vivo não morra, mas tenha uma vida longa e crescimento constante.
São as pessoas que produzem, vendem, atendem, encantam o cliente, enfim são as pessoas que dão vida a esse ser denominado empresa, dai surge a importância de possuir uma equipe capacitada, qualificada e capaz de realizarem essas funções com excelência, quanto mais talentosas as pessoas, melhores serão os resultados obtidos por elas.
É ai que surge a figura do gestor de pessoas, um profissional capaz de gerenciar, direcionar, motivar, treinar e encontrar essas pessoas que darão vira a organização.
2 DESAFIOS O primeiro desafio do gestor de pessoas é conhecer a estratégia do negócio, as politicas e a estratégia organização. É fundamental que o gestor conheça a fundo todas as etapas ao longo do processo de produção de um produto ou prestação de um serviço (insumos, matéria prima, mão de obra, fornecedores, clientes, maquinas e equipamentos, armazenamento, regulamentações, normas, setores de distribuição, comercialização, linha de produção etc.) além da cadeia produtiva é necessário que o gestor saiba exatamente quais são os objetivos, ambições, politicas e estratégias da organização. Somados a visão ampla do negócio e o entendimento