Desafios para o gestor de pessoas: ambientais, organizacionais e individuais
1. O cenário atual da Gestão de Pessoas
As pessoas compõem o princípio essencial das organizações, verificam as atividades e processos, introduzem novidades e situações que levam as empresas a se tornarem diferenciadas no ambiente competitivo que estão inseridas. Isso se deve ao fato de serem ricas em valores e qualidades combinadas com emoção e razão quando exercem suas tarefas. (DAVEL E VERGARA, 2010).
Nota-se a tendência para reconhecer o empregado como parceiro em algumas organizações assim como seus fornecedores, acionistas e clientes. Sendo importante reconhecer o empregado por se tratar do parceiro mais profundo (GIL, 2011).
Portanto, as empresas necessitam de apoio na hora de decidir questões referentes a seus funcionários. Assim o gestor de pessoas vem com o papel de direcionar as atividades com o pessoal, com uma consultoria específica na área. Como afirma GIL (2011, p. 24), a Gestão de Pessoas abrange amplo leque de atividades, como recrutamento de pessoal, descrição de cargos, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho etc. Tudo isso para facilitar o processo e desenvolvimento das pessoas. Marras (2010) afirma em seu livro sobre a mudança atual originada pelo desenvolvimento da tecnologia, pela evolução de acordos internacionais que diminuem as barreiras protecionistas, pela transformação da comunicação com o surgimento da internet, pelas culturas, pela mudança de comportamento dos clientes, fornecedores, concorrentes e colaboradores.
A consequência disso é a necessidade de ampliação das dimensões construindo sistemas e lançando as pessoas para além das fronteiras para se desenvolverem nesse novo cenário. O que se espera é a superação dos desafios da atual transição por parte dos gestores de pessoas (GIL, 2011).
2. Desafios para o Gestor de Pessoas
Gil apud Gómez-Mejia, Balkin e Cardy (1998) trata e classifica esses desafios baseados em desafios