inclusão digital
CURSO DE GRADUAÇÃO – SERVIÇO SOCIAL
EAD – ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS VIRTUAL
ATIVIDADE INTEGRADORA
SÍLVIA MARIA DA COSTA
201002042674
SS-M1E29026
JUIZ DE FORA
20 de novembro de 2010
ETAPA 1
O mundo em que vivemos hoje está inserido em uma era na qual quem detém o conhecimento a respeito da informação digital se vê incluído na sociedade. Isso, porque a tecnologia atualmente é quem dita as regras em praticamente todas as áreas, sejam elas trabalhis, escolares e até mesmo de entretenimento.
No entanto, no Brasil, essa realidade, a do mundo globalizado, não é vivida por todos, muitos ainda estão à margem de toda essa gama de informações e benefícios que a Internet pode ajudar a viabilizar.
A exclusão digital é um obstáculo que deve ser superado, uma vez que se torna cada vez mais difícil realizar qualquer ação sem o auxílio da internet, como fazer uma inscrição para um concurso público ou para um vestibular, ou até mesmo tentar uma vaga de emprego, onde passará na frente quem possuir pelo menos conhecimentos básicos de informática.
Sem dúvida, os jovens são os maiores beneficiários dos projetos de inclusão, uma vez que eles estão mais abertos e receptivos às novidades. E isso é bom, pois serão eles que incrementaram o mercado de trabalho cada vez mais exigente quanto à capacitação e o conhecimento científico e tecnológico. Mas, devemos nos lembrar que, no Brasil, a desigualdade social ainda é grande e não são todos os jovens que poderão ter acesso a essa fonte de conhecimento.
Por isso, nessa última década, foram desenvolvidos no Brasil programas tais como o TIN - Telecentros de Informações e Negócios, o CVT – Centros Vocacionais Tecnológicos e o Programa Estação Digital, todos voltados para a inclusão digital. Já que a internet é uma ferramenta que auxilia e beneficia a sociedade, o governo deve, sim, criar meios para que todos sejam inseridos nessa era