Presidente Lula x Economia
No primeiro mandato do governo Lula, o foco em seu governo eram as mudanças necessárias para atacar as questões sociais do País, a retomada do crescimento econômico e, assim, tentar resolver os problemas de desemprego e distribuição de renda. Definidos os contornos da política econômica alicerçada no câmbio flutuante, metas de inflação e regime fiscal, foram de expectativas, pois, os brasileiros, esperavam ver as propostas de mudança feitas pelo novo governo se materializarem também em medidas concretas da política econômica. Depois, quando as coisas ficaram mais claras, a perplexidade transformou-se em indignação e crítica.
Finalmente, já nos primeiros meses, apresentava-se o dilema de como avaliar uma política que, na ótica do Governo, estava produzindo os resultados positivos prometidos.
Este trabalho tem dois objetivos: por um lado, mostra que a política econômica do Governo Lula da Silva não somente implementou medidas diferentes das esperadas , como se tornou muito mais ortodoxa, em termos fiscal e monetário, em relação à época do Governo Fernando Henrique Cardoso; por outro, propõe reformas políticas, tributaria, previdenciária e trabalhista. Para tanto, o primeiro mandato que se seguem analisam a lógica e os resultados da política econômica ao longo de 2003 a 2006, ao passo que apresenta a referida política econômica do Brasil.
1. Biografia do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Casado com Marisa Letícia, desde 1974, tem cinco filhos. Lula, por sua vez, é o sétimo dos oito filhos de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello. Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista, viajando 13 dias num caminhão "pau de arara". Foi morar em Vicente de Carvalho, bairro pobre do Guarujá. Na cidade, aos 07 anos, Lula vendia amendoim, tapioca e laranja nas ruas. Foi alfabetizado no