Fhc x lula
O governo de Fernando Henrique Cardoso iniciou no ano de 1995 e durou até o ano de 2002, sendo o primeiro presidente que governou o país por dois mandatos consecutivos e tendo seu governo marcado pela efetiva implantação da política neoliberal no Brasil.
Fernando Henrique Cardoso no governo de Itamar Franco foi Ministro da Fazenda onde elaborou um plano capaz de estabilizar a economia que foi denominado Plano Real que devido ao sucesso abriu caminho para sua candidatura à presidência da república em 1994 sendo eleito no primeiro turno das eleições.
Em 1º de janeiro 1995 tomou posse e sucedendo o presidente Itamar Franco na qual também fazia parte de seu governo. A principal preocupação do governo FHC quando assumiu a presidência da república seria o controle da inflação tendo como medida a elevação das taxas de juros para controlar o aumento excessivo do consumo.
Outra medida tomada por FHC em seu governo foi à privatização de empresas estatais como por exemplo a companhia vale do rio doce (empresa do setor de mineração e siderurgia), a Telebrás (empresa de telecomunicações) e o Banespa (banco pertencente ao governo do estado de São Paulo).
Em 1998 Fernando Henrique Cardoso consegue sua reeleição. Porém seu segundo mandato começou em meio de crises, onde o país passava por uma recessão econômica onde as medidas de controle da inflação desestimularam o consumo interno e teve um aumento no numero de desempregos no país. Além dessa crise interna, em 1999 o Brasil teve reflexos de uma crise internacional, onde os investidores estrangeiros tiraram bilhões de dólares do Brasil não tendo como manter a relação de igualdade Real com Dólar, obrigando o governo a desvalorizar a moeda e recorrer ao Fundo Monetário Internacional – FMI.
Devido à crise o governo FHC teve de adotar um rígido controle dos gastos públicos, diminuindo investimentos em todas as áreas e elevando