Economia Brasileira
1) Vimos anteriormente que o Plano Real proposto por Fernando Henrique Cardoso no governo de Itamar Franco foi um sucesso no combate à inflação, o que levou à sua eleição em 1994, e posteriormente, sua reeleição em 1998. No entanto, como você acredita que a oposição ganhou as eleições de 2002 apesar do sucesso do Plano Real no combate à inflação brasileira?
Resposta: Na eleição de 2002, Luiz Inácio Lula de Silva foi favorecido por alguns aspectos econômicos negativos, características próprias do Plano Real, que se acumularam entre 1999 e 2002, que ocasionaram um baixo crescimento econômico e elevadas taxas de juros. Também por conta de ações governamentais adotadas para combater os efeitos das crises externa e interna que afetavam o País no período (199 a 2002) que provocaram recessão e elevação do desemprego. Contribuíram também, aspectos políticos. Houve o enfraquecimento natural do Candidato José Serra provocado pela própria disputa interna no PSDB (Partido do Governo vigente) e pelo distanciamento de importantes aliados políticos (PFL). Contudo, não se ode atribuir a vitória do Candidato de da oposição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apenas à derrota de José Serra, seu concorrente. Naquele ano (2002) o PT (Partido dos Trabalhadores) trouxe mudanças significativas: horizontalizou suas ideias, “abandonando” (amortizando) sua postura histórica, considerada radical e assumindo uma postura de maior flexibilidade. Exemplos dessas mudanças são:
em junho 2002: “Carta ao Povo Brasileiro” (compromete-se a preservar o superávit primário);
em julho 2002: “Programa de Governo” (apresentado formalmente);
em agosto 2002: “Nota sobre acordo com o FMI” (prometendo cumprir o acordo validado na gestão anterior);
A escolha de José Alencar Gomes da Silva para candidato à vice-presidência. Um empresário e político do Partido Liberal (PL), considerado um partido de centro. Do somatório das deficiências de seu concorrente (PSDB/Governo/José