O NACIONALISMO
O nacionalismo é uma ideologia e movimento político, baseados na consciência da nação, que expressam sua crença na existência de certas características comuns em uma comunidade, nacional ou supranacional, e o desejo de modelar politicamente.
Na Idade Média, ou melhor, nas monarquias absolutas, é a partir da Revolução Francesa que surge o nacionalismo moderno, simultaneamente com o apogeu da burguesia industrial. Depois vindo, a luta frente a um exército invasor, guerras napoleônicas, ou o desejo de independência, continente americano, deram ao nacionalismo um novo impulso.
No século XIX teve à afirmação, que a burguesia queria o nacionalismo, e que venceriam juntos nas unificações italianas e alemãs.
No século XX, o nacionalismo teve dois grandes momentos: o surgimento de idéias nacionalistas de parceria com teorias racistas, como na Alemanha o nacional-socialismo, na Itália o fascismo e no Japão; E o nacionalismo, que surgiu nos países colonizados, após a II Guerra Mundial, que se liga com o que atualmente se manifesta no Terceiro Mundo, diante das formas neo-colonialismo de exploração.
Alguns tipos de nacionalismo
Nacionalismo brasileiro
O nacionalismo brasileiro é um movimento que valoriza o Brasil, a sua cultura, a sua diversidade e o seu povo. Alguns consideram que a maioria do povo brasileiro não é nacionalista, ou só demonstra amor pela nação na altura de grandes competições esportivas como a Copa do Mundo.
Em nossa história, o povo brasileiro nunca teve que se unir contra uma ameaça externa, como aconteceu em outros países. Mesmo quando o Brasil conquistou a independência, essa conquista foi alcançada para o benefício de um pequeno grupo que lutava pelos seus interesses. Muitos acreditam que por esse motivo o nacionalismo não foi ocasionado no Brasil.
Nacionalismo romântico
O nacionalismo romântico também é conhecido como nacionalismo da identidade é um tipo de nacionalismo que tem como base a noção de que o