O mundo do trabalho
Neste trabalho vamos falar sobre formas de organização de trabalho, entre elas encontram-se o fordismo, o taylorismo, a produção flexível, a produção em grupo e o trabalho de equipa. Trabalho o que é?
Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.
O Trabalho:
O trabalho é uma necessidade natural e eterna da raça humana, sem a qual o homem não pode existir, diferente dos animais irracionais, que se adaptam passivamente ao meio ambiente, o homem atua sobre ele ativamente, obtendo os bens materiais necessários para sua existência com o trabalho.
Formas de organização do trabalho: Nos finais do século XIX levantavam-se alguns problemas ao desenvolvimento industrial, nomeadamente:
O aumento da dimensão das empresas ponha problemas à sua gestão, como no caso do controlo da mão-de-obra;
A generalização do uso das máquinas especializadas levantava problemas na organização. Continuação:
A gestão clássica, de cariz autoritário, que se efetuava com a presença de um contramestre que vigiava e controlava o trabalho, mostrava-se incapaz de resolver esses problemas. Tornavase necessário outro tipo de organização do trabalho que fizesse aumentar a produtividade.
Frederik Winslow Taylor, um consultor de gestão americano, foi quem primeiro enunciou os princípios da organização do trabalho, que iriam estar na base de grandes mudanças.
Continuação:
Taylor elaborou um método de análise que se baseou essencialmente na decomposição do trabalho nos seus elementos mais simples, que se encadeiam entre si. Esta divisão do trabalho pressupõe à medida dos gestos e dos tempos