O mundo antigo clássico
Antiguidade Clássica, também no período clássico ou período clássico, é um termo amplo para um longo período da história cultural centrada no Mar Mediterrâneo, incluindo o bloqueio de civilizações antigas Grécia e Roma antigas, conhecidas coletivamente como o mundo greco-romano. É o período em que a literatura grega e romana (como Ésquilo, Ovídio, Homero e outros) floresceu .
É convencionalmente tomadas para começar mais cedo com a poesia gravada grego Homero (oitava-sétima século aC), e continua até a ascensão do cristianismo e do declínio do Império Romano (século 5 dC). Ele termina com a dissolução da cultura clássica no final da Antiguidade Tardia (300-600 dC), misturando-se a Alta Idade Média (600-1000 dC). Tais uma amostragem ampla da história e do território abrange muitas culturas diferentes e épocas. "Antiguidade Clássica" pode se referir também a uma visão idealizada entre as pessoas mais tarde do que era, nas palavras de Edgar Allan Poe, "a glória que foi a Grécia, a grandiosidade que foi Roma!"
A civilização dos antigos gregos foi imensamente influente na linguagem, política, sistemas educacionais, filosofia, ciência, arte e arquitetura do mundo moderno: desde a fragmentos remanescentes da antiguidade clássica, um revival movimento foi gradualmente formaram a partir do século 14 A partir de que veio a ser conhecido mais tarde como o Renascimento na Europa Ocidental, e de novo ressurge durante vários revivals néo-clássica nos séculos 18 e 19.
As origens da civilização grega.
O povo grego é descendente de povos que migraram para a península balcãnica, com início no terceiro milênio a.C.. Entre os invasores, merecem destaque os pioneiros: os aqueus, os jônicos, os dóricos e os eólios; todos indo-arianos provenientes da Europa Oriental. As populações invasoras são em geral conhecidas como "helênicas", pois sua organização de clãs fundamentava-se, no que diz respeito à mística, na crença de que descendiam do deus