Reaproveitamento de tendencias
Reaproveitar/reciclar, sustentabilidade, ecológico viraram palavras chaves para Designs e Arquitetos. Com o mundo em crise, e o pensar verde em alta, a criatividade se tornou uma marca registrada em nosso meio. A Lei é reaproveitar e nada de desperdiçar. Como reaproveitar tendências em salas de Estar?
Interagir o novo com o clássico parece simples, mas na hora de colocar em prática surge duvidas. Para evitar que isso ocorra deve-se pesquisar e compreender como isso ocorre e quais as formas de reciclar em diversos tipos de situação. A partir desse projeto observaremos como é possível interagir o novo e o antigo dentro de uma Sala de Estar com: A Utilização de moveis laqueados; Desgastados; O colorido no clássico e no contemporâneo; Ambiente antigo com decoração contemporânea; valorizando de sancas; A harmonização de países; O casual e requinte; O antiquário e moveis atuais.
Com o projeto percebemos que não será apenas a disciplina de metodologia de investigação que será alcançada, mas junto com ela várias outras. O estudo abarca a interdisciplinaridade, que abrirá um horizonte diferente e irar mostrará a interdependência de cada profissional nessa área.
A fundamentação teórica foi baseada nos seguintes autores: (LIBERATORI, Cintia, 2010); (KÖCHE, Jose Carlos, 2008); (BORDIEU, Pierre, 1999) (PIVA, André, 2010)
Essa pesquisa foi baseada em pesquisas em revistas, e inicialmente também em lojas de decoração sendo impossibilitado já que era proibido registrar imagens, tendo assim dificuldade ao fundamentar o projeto.
A Criatividade é uma marca registrada em um mundo com o conceito de sustentabilidade em alta. Um evento que ocorre anualmente que inspira designers e arquitetos do mundo inteiro é o Salão Internacional de Milão. E segundo á arquiteta Karoline Stolf (2012), umas das tendências para 2012-2013 presentes no evento é o reaproveitamento dos móveis. “Está em alta reformar aquele móvel antigo em desuso. Muitos móveis já apresentados em