O MULTICULTURALISMO DE KYMLICKA
O MULTICULTURALISMO DE KYMLICKA COMO BASE TEÓRICA PARA O DIRIETO DAS MINORIAS: uma evolução natural do discurso político, de modo a promover a percepção do direito e de novas políticas públicas frente à ótica da atual concepção de grupos minoritários.
Prof. Ivan Claudio Pereira Borges
Aluno:
Luan Dourado Almeida
RA:21210133
Brasília
Abril/2015
Sumário
I. VIDA E OBRA 3
II. ESTRUTURA DO PENSAMENTO DO AUTOR 4
III. A TEORIA DO MULTICULTURALISMO E O DIREITO DAS MINORIAS 5
IV. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
I. VIDA E OBRA
Will Kymlicka, filósofo político canadense, que atualmente é professor e titular da cátedra de investigação em Filosofia Política do Departamento de Filosofia na Universidade de Queen em Kingston no Canadá, onde leciona desde 1998, e professor visitante recorrente no Programa de Estudos sobre Nacionalismo na Universidade Centro-europeia em Budapeste. Nascido e criado no Canadá, estudou na Universidade de Oxford, além de ter ocupado vários cargos em universidades canadenses, americanas e europeias.
Um dos mais importantes representantes da filosofia política contemporânea, com grande interesse em pesquisas ligadas aos problemas étnicos em convivências multiculturais, bem como questões atinentes ao funcionamento do liberalismo clássico em ambientes globalizados e etnicamente fragmentados. Suas pesquisas concentram-se em questões ligadas à democracia e à diversidade, e em particular, aos modelos de cidadania e justiça social nas sociedades multiculturais. Possui publicados oito livros e cerca de duzentos artigos.
Professor Co-diretor do projeto Index Política de Multiculturalismo, que monitora a evolução das políticas multiculturais em meio às democracias ocidentais, fornecendo informações sobre políticas multiculturais em um formato padronizado, a fim de contribuir com o estudo comparativo e colaborar para com a compreensão das relações ente o Estado e as minorias.
II. ESTRUTURA DO