Atps educaçao e diversidade
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
ALESSANDRA C. S.
DANIELLA B. L.
FRANCISLAINE M. C.
KATIANE J. A.
MARIANA M. P.
THAÍS M. A.
TATIANE A. M.
PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO;
DIREITOS HUMANOS E MULTICULTURALISMO
PROFESSOR: JOÃO CANDIDO DE LIMA NETO
CAMPINAS 26/03/2012
PLURALIDADE CULTURAL E MULTICULTURALISMO
Os seres humanos possuem diversas variações físicas como: cor da pele, altura, forma dos olhos, boca, nariz, cor e textura dos cabelos, e outros, mas também, dependendo de onde, onde e quando nasceram, possuirão diferenças históricas, políticas, tecnológicas, sociais, culturais, econômicas, religiosas, morais, de linguagem, etc. Essa diversidade é a chamada "pluralidade cultural".
Se por um lado a diversidade cultural promove o surgimento de novas organizações políticas, religiosas e culturais, por outro, é motivo de conflitos. Num mundo globalizado, cada vez mais cedo, precisa-se aprender a conviver com as diferenças sem que elas continuem a representar uma ameaça ou idéia de “certo e errado”, seja algo a ser concluído e determinado pela pressão de sociedades com mais privilégio histórico, político, econômico, cultural ou tecnológico.
No Brasil de alguns anos atrás, o ensino escolar passava a idéia equivocada de um país sem diferenças, de que todo brasileiro era o resultado da mistura de negros, brancos e índios, ignorando as influencias culturais e religiosas de cada grupo e as posteriores migrações de outros povos que se fixaram em regiões especificas do país criando novas diversidades físicas, culturais e econômicas. ....... É preciso desde cedo, tornar as diferenças humanas conhecidas por todos, para que através da compreensão, se obtenha tolerância e respeito com os “diferentes” de nós.
O Multiculturalismo (ou pluralismo cultural) é um termo que