O mulato
○
Sobre o Autor:
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo (São Luís do Maranhão, 1857 – Buenos Aires,1913) publicou romances, contos e crônicas. Sua obra pode ser dividida em duas partes. A primeira, romântica, escrita para agradar o publico. A segunda, naturalista, para expressar sua visão do mundo e as mazelas do Brasil. Foi esta que lhe deu destaque na história da literatura brasileira. É o caso da obra O Mulato, que é a primeiro romance naturalista da literatura brasileira.
○
Dados Biográficos:
1876 – Trabalha como caricaturista em jornais políticos e humorísticos no Rio de Janeiro.1880 – Publica uma Lágrima de mulher, em São Luís do Maranhão, dando início a sua atividade literária.1895 – Ingressa na carreira diplomática, abandonando a vida de escritor. Como cônsul, serve em Vigo, Nápoles, Tóquio e Buenos Aires.
○
Principais Publicações:
O Mulato (1881), Casa de Pensão (1884) e O Cortiço (1890)
Resumo da Obra:
O autor inicia o romance descrevendo a cidade de São Luís do Maranhão, como entorpecida pelo calor, atmosfera abafada, sem viva alma em muitos lugares, com exceção da região comercial, a Praia Grande e a Rua da Estrela. Em seguida fala sobre o, viúvo, personagem Manoel Pescada, um português comerciante próspero, que mora com a filha Ana Rosa e a sogra D. Maria Bárbara, em um sobrado da Rua da Estrela.Ana Rosa é filha única e está apta para casar, mas nenhum pretendente lhe causa interesse.Ela tem em mente seguir o conselho de sua finada mãe e casar-se por amor.Havia empregado no armazém de Manoel Pescada, um rapaz, português, de nome Luis Dias. É descrito como ativo, econômico, discreto, trabalhador, com tino comercial aguçado. Mas também como magro, macilento, um tanto baixo, curvado, testa curta. Manoel Pescada quer fazer sua filha se casar com Dias.Ana Rosa sonha com um casamento romântico. Idealiza um herói, não alguém como Dias, com dentes sujos, economia torpe e movimentos de homem sem vontade própria,