o Mulato
Artigo de opinião
Aluno:
Série :
Professor(a) :
Porto Velho,02 de Agosto de 2014 O Mulato, mostra como as condições etnicas está acima do seu direito, acima da.A escolha do título antecipa a denúncia ao preconceito contida na obra. Azevedo foi o primeiro escritor a tocar fortemente no assunto da escravidão brasileira
A descrição das cenas é também bastante impactante. Logo no início da obra o leitor é levado pelo narrador a conhecer as ruas de São Luís. Assim, depara-se com um leilão de escravos que é descrito duma maneira bastante detalhista. Os diálogos também são ótimos.
O enredo centra-se na história dos protagonistas, Ana Rosa e Raimundo. Os dois primos apaixonam-se, porém encontram enormes dificuldades para concretizar o amor. O rapaz, filho de José da Silva, é fruto dum caso de seu pai com a escrava Domingas. A jovem, por sua vez, é filha de Manuel Pedro da Silva, o Manuel Pescada, comerciante na cidade de São Luís. O encontro do casal se dá quando José da Silva se casa com Quitéria, a mesma não aceita a ideia do marido ter tido um filho com uma escrava. Sendo assim, o menino vai morar com o tio Manuel. Lá recebe o carinho de Mariana, esposa de Pescada. Nesse mesmo tempo, Quitéria é pega por José da Silva com o cônego Diogo. Enfurecido com a traição, Silva esgana a esposa. O clérigo, espertamente, faz um trato com o marido traído, que consiste em não delatá-lo. Porém, José da Silva não poderia também falar nada sobre o adultério da esposa. Desse modo, a morte de Quitéria é atribuída a um problema natural e também à feitiçaria. O foco da narrativa é encontrando quando raimundo quer se casar com a sua prima,mas o preconceito não existia pela condição de raimundo que era um homem que ja viajou, estudou, mas quando as pessoas em volta percebem as suas itenções com sua prima, não acham certo que um “mulato” pode se casar com uma moça branca.
Mesmo com todas as suas qualidades, seu tio prefere