O Mulato
1- O Mulato foi o romance que marcou o começo do naturalismo ( explica o que é o naturalismo) na literatura brasileira. O livro abordou temas delicados para a época como o preconceito contra os negros na sociedade do Maranhão daquele período e a corrupção clerical (explica o que foi isso tbm).
Título X Enredo
2- É a miscigenação(ou seja, mistura de raças) de pessoas de cores diferentes, que no livro é o José da Silva, um homem português branco de olhos azuis e Domingas, uma negra escrava. Que com a mistura dos dois nasceu Raimundo, o Mulato.(mistura de branco e negros)
Verossimilhança
3- Estudos de Raimundo no Exterior: Saindo criança de São Luís para Lisboa, Raimundo viajava órfão de pai, um ex-comerciante português, e afastado da mãe, Domingas, uma ex-escrava do pai. Depois de anos na Europa, Raimundos volta formado para o Brasil.
Vínculos amorosos entre primos: Depois de anos na Europa, Raimundos volta formado para o Brasil. Passa um ano no Rio e decide voltar para São Luís para rever seu tutor e tio, Manuel Pescada. Bem recebido pela família do tio, Raimundo loga desperta as atenções de sua prima Ana Rosa. Essa paixão correspondida, encontra, todavia, três obstáculos : o do pai, que queria a filha casada com um dos caixeiros da loja; o da avó Maria Bárbara, mulher racista; o do cônego Diogo, comensal da casa e adversário natural de Raimundo.
Presença de escravos: Presença de escravos é a da mãe de Raiumundo, a escrava Domingas que se casa com José Pedro da Silva, um homem branco.
4-Postura feminina.
A mãe de ana rosa dizia que devemos casar porque amamos, e não amarmos porque casamos.. As características do papel feminino no livro é o romantismo, mas também são mulheres fortes e resistentes, e que mostram seus instintos e desejos.
5-Presença de religião
Por Quitéria ser muito religiosa, e ser comum a discriminação a negros, ela então dizia que se a pessoa não fosse branca, ela já era criminosa.. E então quando ela