Eletronica Digital
UNOESC – CAMPUS DE JOAÇABA
ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL EXPERIMENTAL II
Curso de Engenharia da Computação
Relatório de Atividades da Disciplina
Professor: Jadiel Caparros da Silva
Multivibradores Monoestável e Astável
Aluno: Daniel Cardoso
Daniel Garcia
Eluan Funes
Joaçaba – SC
Agosto de 2010
Multivibradores Monoestável e Astável
Objetivos: Nosso objetivo com essas experiência, é construir um circuito Monoestável e um circuito Astável. Analisar o comportamento dos LEDs com os circuitos montados, baseando-se na teoria dos Multivibradores Monoestáveis. Entender a diferença entre o cicuito Monoestável e o Astável. Entender o princípio de operação do circuito integrado 555.
RESUMO
Circuito Monoestável: Foi feito no Proto-Board, um mini circuito, com led,resistores,capacitores,e um CI, onde todos esses componentes foram conectados, alguns em série, outros em paralelos, mas formando um circuito fechado. Foi ligado a uma tensão de 5v, somente para analisar o comportamendo do led.
Circuito Astável: Foi feito no Proto-Board, um mini circiuto, com 2 leds, um CI, capacitores, resistores, onde esses componentes foram interligados, formando assim um cicuito fechado. Esse circuito então foi ligado a uma tensão de 5v, somente para analisar o comportamento dos leds.
INTRODUÇÃO
Multivibrador Monoestável:
Os multivibradores monoestáveis possuem duas saídas, Q e Q(barrado) . Mas diferente dos flip-flops, que apresentam dois estados estáveis, os multivibradores monoestáveis possuem um único estado estável. O estado estável dos monoestáveis corresponde à situação na qual Q=0 e Q(barrado) =1. Entretanto, quando ele recebe um pulso, o circuito muda os estados das suas saídas, alterando para Q=1 e Q(barrado) =0. As saídas permanecem neste novo estado