eletronica digital
Codificadores
Denominamos codificadores os circuitos que transformam sinais obtidos na forma decimal em sinais binários ou BCD (Bin Ary Coded Decimal) ou ainda sinais obtidos a partir de 16 entradas em sinais codificadores em hexadecimal enquanto que denominamos decodificadores os circuitos que convertem sinais binários ou BCD em sinais decimais ou de outro tipo, como por exemplo, os hexadecimais ou ainda capazes de excitar um mostrador de 7 segmentos. Podemos definir de forma simples um circuito codificador como um circuito que seja capaz de converter um sinal de determinado tipo, como por exemplo, decimal, num sinal digital ou BCD. Assim, se tivermos 10 chaves de acionamento ou 10 entradas de sinais diferentes que representem valores entre 0 e 9, um codificador, como o mostrado na figura, fará a conversão desses sinais em BCD. Da mesma forma podemos ter um circuito codificador que converte os sinais de 16 entradas em sinais correspondentes a uma informação hexadecimal.
DECODIFICADORES
Um decodificador é um circuito com binacional que tem o papel inverso do codificador (eletrônica), isto é, converte um código binário de entrada (natural, BCD) de um numero bits N de entrada em uma quantidade de linha M de saída (em que N pode ser qualquer inteiro e M é um inteiro menor ou igual a 2N), de modo que cada linha de saída será ativada por uma única combinação das possíveis de entrada.
Em eletrônica digital, um decodificador pode ter a forma de um circuito lógico de múltiplas entradas e múltiplas saídas, que converte as entradas codificadas em saídas decodificadas, onde os códigos de entrada e saída são diferentes. Por exemplo, em decodificadores BCD n para 2n. As entradas devem estar habilitadas para o funcionamento do decodificador, caso contrário, suas saídas assumem um único código de saída "desabilitado". A decodificação é necessária em aplicações como multiplexação de dados, display de 7 segmentos e