Ciencias do Ambiente Grupo 5-6
Inspeção veicular no estado de município de São Paulo que futuramente se expandiu para grande parte do estado retirou equivalente a 1,3 milhões de veículos de circulação anualmente.
No caso de veículos leves inspecionados em 2012, houve uma redução de 47,6% na emissão de monóxido de carbono e de 39% na nos carros movidos derivados do petróleo. Veículos flex tiveram reduções, respectivamente, de 55,7% e 33,3%. No caso das motos, as quedas das mesmas emissões foram de 35% (CO) e 39% (HC).
Apenas para efeito comparativo, segundo a USP, o ganho com a inspeção veicular equivale a retirada dos poluentes emitidos por uma frota de quase 1,3 milhão de veículos, sendo 1,172 milhão automóveis, 85,5 mil motocicletas e 35 mil caminhões e ônibus, somente em 2012. http://www.controlar.com.br/AInspecao_beneficios.aspx experiência desse programa no Rio de Janeiro
A experiência desse programa no Rio de Janeiro; No Rio de Janeiro, a inspeção existe desde 1997 e é feita pelo DETRAN/RJ e hoje infelizmente somente o Estado do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo realizam a inspeção obrigatória.No rio de janeiro existe uma empresa chamada CINSVEL (centro de inspeção de segurança veicular) com uso equipamentos de última geração ( incluindo analisadores de gases e máquinas computadorizadas) temos profissionais competentes aptos a vistoriar veículos com a acreditação dos mais importantes órgãos de inspeção do País.
Resolução Conama de 2007 que estabelece a obrigatoriedade da inspeção veicular
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou a proposta que torna obrigatória a inspeção veicular da frota brasileira de veículos em 20/10/07.O exemplo da cidade de São Paulo e do estado do Rio de Janeiro, onde a inspeção veicular para controle da poluição é uma rotina obrigatória, todos os outros estados e municípios brasileiros com mais de três milhões de veículos passarão a ser obrigados a ter um plano de inspeção