Eletrônica digital
Eletrônica Digital por F.C.C. De Castro
Cap. I
Capítulo I Portas Lógicas Básicas
1 Introdução
Em qualquer sistema digital1 a unidade básica construtiva é o elemento denominado Porta Lógica. Este capítulo descreve as portas lógicas usuais, seu uso e funcionalidade. Portas lógicas são encontradas desde o nível de integração em larga escala (circuitos integrados de processadores pentium, por exemplo) até o nível de integração existente em circuitos integrados digitais mais simples (famílias de circuitos integrados TTL e CMOS por exemplo). Passamos a descrever, então, o conjunto básico de portas lógicas utilizadas em Eletrônica Digital bem como a forma em que são comercialmente disponíveis.
2 A Porta AND
Figura 1: Símbolo gráfico de uma porta lógica AND de 2 entradas ( A e
B ).
Figura 2: Diagrama de pinos de um circuito integrado (CI) disponível comercialmente (TTL – 7408) , contendo 4 portas AND. Para a família de CIs TTL, a alimentação é + Vcc = 5V .
1
Por exemplo, o sistema digital que controla as ações a serem executadas por motores e acionadores de um conjunto de elevadores, o controlador de um processo industrial, o microprocessador de um computador, etc...
1
PUCRS – Faculdade de Engenharia Elétrica – Departamento de Engenharia Elétrica
Eletrônica Digital por F.C.C. De Castro
Cap. I
A
B
Y
0 0 0 0 1 0 1 0 0 1 1 1 Tabela 1: Tabela verdade de uma porta lógica AND de 2 entradas. Observações: (I) Em lógica digital o valor lógico 0 significa FALSO (F) e normalmente é representado por um nível de tensão 0 V , isto é, um nível baixo de tensão – LOW (L). O valor lógico 1 significa VERDADEIRO (V) e normalmente é representado por um nível de tensão + Vcc , isto é, um nível alto de tensão – HIGH (H).
(II)
é possível concluir que a tabela verdade de uma porta AND de 2 entradas (Tabela 1) pode ter as seguintes representações alternativas: