fichamento do texto vantagens e desvantagens da alta e baixa densidade
O autor fala a respeito da Taxa de ocupação e do índice de aproveitamento/taxa de aproveitamento que condiz ao tamanho do lote e o quanto pode ser ocupado e a altura da construção que poderá ser erguida no local. Estas taxas devem ser seguidas de acordo a pela norma de uso do solo em que os planejadores, arquitetos, engenharam devem seguir para conseguir o Alvará ou a autorização para realizar a construção. Dessa forma se garante que o planejamento será seguido.
A situação mais comum em que a densidade pode ser considerada e na criação de um novo empreendimento. Onde a responsabilidade pela implantação pode ser a cargo do governo ou agência Municipal ou setor privado.
O autor caracteriza a superlotação que é um fenômeno comum de varias cidades da África Subsaariana como Bissau, capital da Guiné-Bissau. O processo de densificação registrado nesses bairros caracteriza-se por um aumento populacional e adensamento da nova ocupação do solo através de novas construções e anexos. Em Bissau esse fenômeno está ligado a dois fatos: A desestruturação institucional e politica de setor habitacional e a total falta de legislação capaz de fomentar a atividade, o mercado imobiliário formas e estimular a produção de espaço residencial e a fragilidade dasestruturas e instituições publicas responsáveis pela gestão e planejamento urbano.
Hong Kong considerada uma das cidades de alta densidade populacional, conhecida também pela peculiaridade de sua estrutura urbana, definida por uma intensa ocupação do solo e prédios residenciais que variam de 20 a 30 pavimentos de altura. A tipologia vertical da alta densidade vem sendo determinada por uma politica governamental desde 1954.
A terra urbano sendo um recurso limitado sua eficiente utilização e crucial para o desenvolvimento e expansão urbana. Nas economias de mercado principalmente nas mais desenvolvidas, geralmente existem