O MULATO- Literatura
DÉBORA GILHINSKI
LITERATURA
O MULATO
SERTÃO SANTANA-RS
SETEMBRO/2013
DÉBORA GILHINSKI
LITERATURA
O MULATO
Trabalho de pesquisa de literatura referente aos autores específicos do Romantismo, entregue a professora Liziane Conter.
SERTÃO SANTANA- RS
SETEMBRO/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo falar da obra de Aluísio Azevedo, O MULATO. Que foi a pioneira do Naturalismo em nossa literatura.
Estarão descritos os personagens principais, e o resumo dos fatos relatados na obra.
Também haverá citações que em minha opinião se salientam nesta obra, será acrescentada a biografia do autor. Por fim a conclusão e as referências.
CITAÇÃO “E, numa comoção de pintor, amarrotando entre os dedos o seu chapéu de feltro, parecia beber avidamente, pelos olhos deslumbrados, aquele maravilhoso nascimento Sol meridional de junho. Depois, sempre emocionado, segurava o braço da prima, chamando a atenção desta, sem despregar a vista da paisagem, para o lindo efeito da luz, filtrada por entre as folhas, na espessura das árvores; para as gotas de orvalho, que cintilavam como diamantes; para a esfogueada selagem dos planos afastados; para as luminosas cercaduras dos casebres ao longe, em torno dos quais pasciam bois e acogulavam-se carroções com grandes feixes de capim novo.”
(AZEVEDO, Aluísio. O mulato, editora Ática) Parágrafo que fala sobre Raimundo e Ana Rosa deslumbrando uma paisagem do campo.
BIOGRAFIA DO AUTOR
ALUÍSIO AZEVEDO
A história de abalar as sociedades maranhenses já começou antes mesmo de seu nascimento. Sua mãe era casada com um comerciante português muito violento, por causa disso quando nasceu sua primeira filha, ela abandonou o lar e se refugiou na casa de amigos. Ficou conhecida na cidade por ´´moça sem