Naturalismo
Trabalho de Portugues
Naturalismo no Brasil
Nomes: Danilo Bacelar, Gabriela Versiane, Mariana Guimarães e Weryk Rocha
Nºs: 07, 11, 26 e 33 Turma: 2º TI1
Data: 25/10/2013
Naturalismo no Brasil
Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. O principal representante do naturalismo na literatura brasileira foi Aluísio de Azevedo. Suas principais obras foram: O Mulato, Casa de Pensão e O Cortiço. Outros escritores brasileiros que merecem destaque: Adolfo Caminha, Inglês de Souza e Raul Pompéia. A escola literária naturalista é conhecida como uma radicalização do Realismo que se baseia na observação fiel da realidade e na experiência, logo, o indivíduo se determina pelo ambiente e pela hereditariedade. É no romance naturalista que a abordagem extremamente aberta do sexo aparece, o que resultou em algo muito chocante para a sociedade conservadora da época. Naturalistas escreviam sobre o instinto fisiológico e natural, retratando a agressividade, a violência e o erotismo como elementos que simplesmente fazem parte da personalidade do ser humano. Pode-se dizer que essa escola literária surge no século XIX.
Início do naturalismo no Brasil
Para o chamado Naturalismo, o marco atribui-se ao romance O Mulato, de Aluísio Azevedo, também em 1881. Em algumas definições, podemos ver o Realismo e o Naturalismo como parte de um mesmo movimento o que não é incorreto, tendo em vista que o Naturalismo é visto como uma tendência mais avançada do Realismo, porém com um teor mais científico além da crítica social, da representação da realidade e do engajamento que o Realismo possui em suas obras.
Origem
O Naturalismo é uma corrente integrada ao Realismo, que assume novas características, aproximando o homem ainda mais do real, até