aluisio
LARISSA MEGIER CAZALI
301
TRABALHO DE LITERATURA
- O MULATO
IJUÍ
2015
LARISSA MEGIER CAZALI
TRABALHO DE LITERATURA - O MULATO
ORIENTADORA: PATRÍCIA DALA ROSA
IJUÍ
2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2 ALUÍSIO DE ZEVEDO 5
3 OBRAS DE ALUÍSIO DE AZEVEDO 6
4 IMPORTANCIA PARA A LITERATURA 7
5 RESUMO DA OBRA “O MULATO” 8
6 CONCLUSÃO.................................................................................................10
INTRODUÇÃO
Nesse presente trabalho tenho como objetivo apresentar a obra O Mulato, de Aluísio de Azevedo. Bem como a importância da obra e do autor para a literatura brasileira.
ALUÍSIO DE AZEVEDO
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu em 14 de abril de 1857 na cidade de São Luís, capital do Maranhão, filho do vice-cônsul português David Gonçalves de Azevedo e Emília Amália Pinto de Magalhães. Foi um romancista, contista, cronista, diplomata,caricaturista e jornalista brasileiro; além de bom desenhista e discreto pintor
Fez cursos preparatórios na sua cidade natal e trabalhou no comércio como caixeiro e guarda-livros. Tinha vocação para o desenho e a pintura, e então em 1876, resolveu juntar-se ao seu irmão Arthur Azevedo, no Rio de Janeiro, onde matriculou-se na Imperial Academia de Belas Artes, hoje Escola Nacional de Belas Artes.
Para conseguir se manter fazia caricaturas para diversos jornais como O Fígaro,O Mequetrefe, Semana Ilustrada e Zig-Zag. Com a morte repentina de seu pai em 1878, foi obrigado a regressar para São Luís para cuidar da família, passando a escrever jornais locais.
Foi um dos fundadores e colaborador assíduo do jornal anticlerical e abolicionista O Pensador. Colaborou também com o jornal Pacotilha, lançado por seus cunhados Libânio Vale e Vítor Lobato. Iniciou a carreira de escritor com o romance Uma lágrima de mulher (1879), seguido de O mulato, um dos seus livros mais famosos, publicado em São Luís, na Tipografia de O