Naturalismo
Naturalismo
Introdução
O naturalismo foi uma escola literária, que surgiu no século XIX, e foi um movimento cultural, relacionado á artes plásticas, literatura e teatro. Foi nessa época que surgiram novas ideias a respeito do homem e da vida em sociedade. Os naturalistas começaram a analisar o comportamento humano e social, apontando saídas e soluções.
O que é uma escola literária?
Escola literária ou movimento literário é o nome dado a todos os acontecimentos históricos envolvendo a literatura desde a invenção da escrita até os dias atuais.
Naturalismo O naturalismo surgiu na França, em 1870, com a publicação da obra de Emile Zola. Ele é considerado o idealizador e maior representante da literatura mundial. Foi muito influenciado pelo evolucionismo e pelo socialismo. Sua principal obra foi O Germinal (1885), o livro fala das péssimas condições de vida dos trabalhadores das minas de carvão na França do século XX. Para escrever esta obra, Zola viveu com uma família de mineiros para sentir na pele a dura vida destes trabalhadores. Os naturalistas abordam a existência humana de forma materialista. O homem é encarado como produto Biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais.
Segundo o naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, além de estar sempre á mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente.
Emile Zola
Naturalismo no Brasil Este movimento chegou ao Brasil no final do século XIX. Os escritores brasileiros abordaram a realidade social brasileira, destacando a vida nos cortiços, o preconceito, a diferenciação social, entre outros temas. Ocuparam-se, principalmente, com