O Monge
Josiene Alves Santos Gomes
Resumo do Livro O Monge e o Executivo
Uberlândia – MG
2014
No livro “O Monge e o Executivo”, John Daily narra uma história vivenciada por ele mesmo, um homem de negócios bem sucedido que percebe, de repente, que esta fracassando como chefe, marido e pai.
Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro por sete dias num mosteiro chamado João da Cruz localizado perto do lago Michigan, comandado por um dos frades Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos.
Tudo se inicia com sonhos recorrentes com uma pessoa chamada “Simeão” e nesses sonhos sempre tem uma segunda pessoa dizendo “Ache Simeão”, “Ouça Simeão” este nome “Simeão” esta em sua vida desde a infância.
Ele compartilha esses sonhos com sua esposa, e ela prontamente diz que isto é seu destino. Mas que destino? No final dos anos 90 estava no auge de sua carreira era gerente – geral de uma fabrica com mais de quinhentos funcionários e mais de cem milhões de dólares de vendas anuais. Foi o mais jovem gerente – geral da historia da companhia. Tinha muita autonomia e um bom salário.
Era casado com Rachel há dezoito anos, e queriam ter filhos, lutaram contra a infertilidade durante vários anos, de todas as maneiras. Rachel sofria muito com a infertilidade, e nunca abandonou a esperança de ter filhos. Então em tais circunstâncias raras e maravilhosas, adotaram um menino assim que nasceu e deram o nome de Jhon. Dois anos depois, Rachel inesperadamente ficou grávida, e Sara, nasceu.
Além do apartamento na cidade, eles tinham uma casa muito bonita á beira do lago Erie, onde navegavam num barco á velas ou percorriam de Jet Ski. Tinham dois carros na garagem, e suas férias eram duas no ano. Aparentemente a vida era muito boa, cheia de muitas satisfações.
Sem que John desse conta, a família estava se desestruturando , Rachel chegou a reclamar