O monge e o
Neste presente trabalho enfatiza-se à temática principal do livro O Monge e o
Executivo que conta a história de John Daily, um homem de negócios bem-sucedido que percebe, de repente, que está fracassando como chefe, marido e pai.
Numa tentativa desesperada de retomar o controle da situação, ele decide participar de um retiro sobre liderança num mosteiro beneditino, comandado pelo frade Leonard Hoffman, um influente empresário americano que abandonou tudo em busca de um novo sentido para sua vida.
2. Desenvolvimento.
João Delbin Mestre em Engenharia Urbana, Administrador de Empresas,
Professor Universitário e Consultor de Empresas na área de Gestão de Pessoas, Casado, pai de um casal de filhos, executivo de uma empresa renomada, John passa por enormes dificuldades, tanto em sua vida familiar como em suas atividades profissionais.
Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe transmitia a mesma mensagem:
“Ache Simeão e ouça-o!”. Após um movimento sindical em sua fábrica, as constantes reclamações de sua esposa e a insubordinação de seus filhos, John começa a ver que nem tudo estava como planejara.
Diante disso sua esposa sugere que ele vá se aconselhar com o pastor de sua igreja, que o indica a participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristão chamado João da Cruz, localizado perto do lago Michigan.
Com insistência de sua esposa, acaba indo passar alguns dias no mosteiro cristão para tentar refletir e colocar ordem nas coisas, local este onde todos os frades possuem o mesmo status: ninguém é melhor ou pior que ninguém. Uma das coisas que despertou seu interesse foi o fato do lendário Len Hoffman, um ex-executivo, ser um dos frades do local e apesar de sua resistência, o receio de perder sua família, decidiu ir. Ao chegar foi