O monge
Surgiu uma oportunidade de participar de um retiro que discutia sobre liderança em um mosteiro.
O palestrante, monge, já havia passado pela experiência como executivo e tinha um conhecimento valioso.
No retiro formaram-se grupos com seis participantes, onde trocariam experiências de vivências em áreas distintas, com características e funções diferentes, mais com uma única função: liderança.
O grupo é incentivado a discutir problemas e realizar atividades para resolução dos próprios problemas.
Conforme as palestras acontecerão, o executivo ficou cada vez mais interessado com o que aprendia com os colegas e com o monge.
O autor mostra os valores morais, onde aqueles que estão felizes fazem aquilo que gostam com mais prazer.
No mosteiro, todos os monges possuem o mesmo status, ninguém é melhor ou pior que ninguém.
Um dos principais objetivos do livro é o desenvolvimento e aprimoração nas relações entre pessoas na organização pública, privada e familiar.
A motivação e o compartilhamento de objetivos faz do trabalho em equipe os fatores fundamentais para atividades dentro das empresas.
O líder consegue respeito dos liderados quando passa a valorizar sua equipe.
Um líder de verdade sabe identificar e satisfazer as necessidades legítimas de seus liderados é necessário saber o significado e o sentido do verbo servir, pois para liderar é preciso servir com responsabilidade, limites e estímulos para melhor crescimento, percebendo a diferença entre necessidade e vontade com uma dosagem flexível.
No livro aborda os principais conceitos de liderança, variáveis como ambiente processo organizacional, grupo e o individual.
Trechos do livro que mais me chamou a atenção e que com certeza mudou a minha visão nas atitudes que irei tomar na minha vida profissional e pessoal também.
“É importante tratar outros seres humanos exatamente como você