O monge
Excelente obra literária, O Monge e o Executivo tem no título original em inglês, The Servant, algo bastante sugestivo mas é o subtítulo que mostra o seu maior segredo: Uma história sobre a essência da Liderança.
O livro fala sobre o encontro-retiro de líderes de diversos setores sociais num mosteiro ao norte de Michigan, que durou uma semana, e que teve como finalidade aprender a essência da verdadeira liderança.
A história se inicia com John Daily, um personagem fictício representando um homem bem-sucedido, gerente-geral de uma indústria de vidro que contava com mais de quinhentos funcionários e mais de cem milhões de dólares em vendas por ano.
John era casado há dezoito anos com Rachel, psicóloga, que lutava contra a infertilidade durante muitos anos. Adotam um menino a quem chamaram de John. Passam-se dois anos e, inesperadamente, sua esposa engravida e nasce Sara.
A família estavar aparentemente equilibrada mas as coisas não eram exatamente como pareciam ser. Em seu trabalho também encontrava problemas, estava passando por um momento difícil. Rachel sugere que ele se afaste durante alguns dias para refletir e colocar ordem nas coisas. Até que um pastor lhe recomendou um retiro em um mosteiro cristão, chamado João da Cruz, localizado perto de um lago em Michigan, que abrigava de trinta a quarenta frades. Um deles era Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou o mundo dos negócios para tornar-se monge, em busca de um novo sentido para sua vida, fato que chamou e muito atenção de John. Ele decide então aceitar a sugestão do pastor e de sua esposa.
Chegando ao ao local, Douglas buscou se informar a respeito das regras do lugar para os sete dias de permanência. Lembrou-se de perguntar por Leonard Hoffman, pois queria conhecê-lo, conversar sobre vários assuntos. Descobriu que ali, Hoffman tem um nome diferente: Simeão, nome que o tem acompanhado, por estranha coincidência durante toda a sua vida.
Nas palestras, Simeão