LIBRA
Analisar, criticamente, as questões relativas à educação de surdos. II - OBJETIVOS ESPECÍFICOS Compreender, historicamente, conceitos e práticas relacionados à educação da pessoa surda.
Desenvolver habilidades necessárias para a compreensão e aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em nível básico.
Identificar o papel e importância da LIBRAS na constituição do sujeito surdo e, conseqüentemente, na aprendizagem da Língua Portuguesa.
III– CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Língua Brasileira de Sinais: Língua
Linguagem
Libras
Gramática da Língua Brasileira de Sinais Formação das palavras em Libras
Estrutura das frases em Libras
Datilologia
Números 2. História da Educação de Surdos no Brasil
Oralismo
Comunicação Total
Bilingüismo
3. Aspectos Clínicos da Surdez O que é deficiência auditiva
Nomenclaturas
Graus de severidade da deficiência auditiva
Deficiência auditiva e educação
IV - BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Decreto-lei nº 5626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 23 dez. 2005. FELIPE, T. A. LIBRAS em Contexto: curso básico, livro do estudante cursista. Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos, MEC; SEESP, 2001.
FERNANDES, Eulália. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: ArTmed, 2003.
KARNOPP, Lodenir. Literatura surda. In: Educação temática Digital, Campinas, v.7, n.2, jun. 2006.
KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais e língua portuguesa: em busca de um diálogo. In: In: LODI, A C. B. Letramento e Minorias. Porto Alegre: Mediação, 2002.
LACERDA, Cristina B. Feitosa de. Um pouco de história das