O Monge E O Executivo
O livro gira em torno de conta a história de vida do protagonista John Daily. Apesar de aparentar ter uma vida estável e confortável; na realidade, ele vive uma fase difícil, tanto na vida pessoal quanto em sua carreia.
Assim por insistência de sua esposa Rachel, ele procura um pastor de sua igreja para orientá-lo em suas dúvidas. A partir daí começa a busca pelo autoconhecimento.
Antes porém John tem vários sonhos, desde a infância, com uma pessoa chamada Simeão, e neste mesmo sonho ele é orientado a achar esta pessoa. E com o tempo a freqüência desses sonhos aumenta.
Por orientação do Pastor, John a passar um tempo afastado de seus problemas cotidianos, em uma espécie de “retiro espiritual” em um mosteiro. Sua grande motivação foi descobrir que lá vive o frade Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma importante empresa nos EUA, onde ele trabalha e que sumiu a alguns ano – coincidentemente chamado de Simeão.
Logo no primeiro dia no mosteiro, assim que toda a cerimônia religiosa terminou, John vai até a procura por artigos de Hoffman e descobre um texto escrito por ele contando toda trajetória de sua vida. Após isso ele retornar ao seu quarto para buscar um agasalho, antes que as cerimônias voltem a começar, e para sua surpresa se depara com uma pessoa fazendo manutenção em seu banheiro, e para sua surpresa é o próprio Simeão, com quem faz um acordo para conversar várias vezes e absorver um pouco de seus conselhos e de sua sabedoria. Assim combinam de se encontra todos os dias antes das orações as cinco e meia da manhã, visto não poderem ter refeições juntos.
Na primeira aula com Simeão, ele pede que todos contem qual o motivo de sua presença no mosteiro, preocupado com o que iria falar John ignorou tudo o que os outros falaram, percebendo isso Simeão pede para que ele repetisse as falas da última pessoa a relatar. Constrangido John confessa não ter prestado atenção, com isso Simeão agradece e ensina para ele a importância de ouvir o que