Enj Os Pronto
O enjôo matinal é comum no início da gestação. Cerca de 70% a 80% das mulheres sofrem de enjôo matinais no primeiro trimestre. As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. Normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação, em algumas mulheres com menos sorte permanecem com náuseas até a 18ª semana, época em que 90% das gestantes já não tem mais esses enjôos. Destas, cerca de 10% mantêm os enjôos durante períodos mais avançados da gravidez, podendo durar até o 3º trimestre.
Porque surgem os enjôos na gravidez?
O mecanismo exato que leva mulheres grávidas a sentir enjôos durante todo o primeiro trimestre da gestação é desconhecido. Sabe-se, porém, que as rápidas alterações hormonais do início da gravidez (estrogênio, progesterona e hCG) desempenham um papel importante no quadro. Alguns trabalhos mostraram que quanto mais alto os níveis do hormônio hCG, maior a incidência de náuseas durante a gravidez. Os hormônios da gravidez, principalmente a progesterona, agem também na motilidade do trato gastrointestinal. Mulheres grávidas apresentam um “estômago preguiçoso”, que demora a se esvaziar, o que além de favorecer o aparecimento das náuseas, provoca também uma sensação de saciedade precoce, impedindo a ingestão de grandes quantidades de alimento. A gestante sente-se “empanturrada” com muita facilidade. Também, o crescimento do útero que empurra o estômago para cima, provocando queimação na garganta.
Fatores de risco para enjôos na gravidez.
Apesar das causas para os enjôos não estarem completamente explicados, alguns fatores são amplamente reconhecidos como de risco para o desenvolvimento das náuseas e vômitos:
– Mulheres que antes da gravidez já apresentam náuseas com mais facilidade, como durante movimentos ou após estímulos a cheiros e sabores fortes, apresentam maior risco de enjôos