Agrale
Uma história marcada por parcerias e valorização do fator humano
A Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas S/A - Agrisa, fabricante de microtratores de duas rodas, deu origem, em 1962, à única empresa brasileira de capital nacional que produz veículos, tratores e motores diesel e que, hoje, atende pelo nome de Agrale. Desde 1965, ela pertence ao Grupo Francisco Stedile, que engloba as empresas Agrale e suas subsidiárias (Agrale Amazônia e Agrale Montadora), Lavrale, Fazenda Três Rios, Germani Alimentos e Agritech (Yanmar Tratores).
A história da Agrale é marcada por uma série de parcerias bem sucedidas, uma crescente multiplicação de seus parques industriais - que já chegam a quatro - e um constante abastecimento do mercado com produtos novos.
Em 1988, antecipando o espírito do que viria a ser o Mercosul, a Agrale firma acordo com a tradicional empresa alemã KHD e sua subsidiária Deutz Argentina, visando a um importante intercâmbio que possibilita a produção, no Brasil, da linha de tratores pesados Agrale-Deutz e, na Argentina, dos caminhões Deutz-Agrale.
Com uma política de estabelecimento de alianças estratégicas, em 1996, a Agrale firmou com a Ruggerini, tradicional fabricante europeu de motores a diesel, um acordo de cooperação técnico-comercial para distribuição e posterior integração local de motores a diesel para atender ao mercado brasileiro e os países do Mercosul.
A conquista da certificação nas normas da série ISO 9000 para tratores, caminhões, chassis de microônibus e motocicletas, que comprova os padrões mundiais de qualidade da empresa em seus produtos e serviços, em 1997, é um dos momentos marcantes na história da Agrale S/A.
Foi o ponto de partida para o ingresso definitivo no contexto da globalização, "A empresa tem consciência de que o conhecimento e o talento humano são os grandes diferenciais na conquista das melhores posições de mercado" firmando importantes alianças para incrementar seu desenvolvimento, com empresas como a